Dicas de divulgação para e-commerce usando e-mail marketing e WhatsApp



Deixo aqui algumas dicas de como usar o e-mail marketing e WhatsApp para divulgação de um e-commerce.


Primeiramente, é importante lembrar que o consumidor não quer um arsenal de e-mails marketing na sua caixa de entrada e nem que a empresa use, sem autorização, seu número de telefone para enviar mensagens de divulgação no Whatsapp. Por esse motivo, não recomendo a compra de mailings, pois assim as pessoas se sentem "invadidas" em sua privacidade, além de que "atirar para todos os lados" nunca é uma boa estratégia.


O primeiro passo para começar a chamar atenção dos internautas é fazendo campanhas nas mídias sociais (dependendo do segmento do negócio se faz necessário escolher a dedo qual a mídia social entre Facebook, Youtube ou Instagram, que estão entre as mais usadas no mundo em 2021) e no Adwords, sempre escolhendo os nichos e verificando em qual deles o resultado foi positivo.


Para ter uma efetividade no marketing digital do e-commerce, tanto por e-mail quanto pelo aplicativo de mensagens, é necessário que no site oficial tenha um campo de cadastro de e-mail e/ou de telefone, para o cliente preencher espontaneamente e a partir daí receber as novidades. O formato desse campo depende da prioridade dada a esse fator, pois pode ser mais discreto ou exposto de forma mais "agressiva", como um pop-up ou banner na home do site ou em páginas específicas.


A newsletter segmentada é a mais indicada. Por exemplo, se o potencial cliente de um site de cosméticos quiser receber novidades apenas sobre dermocosméticos e houver a opção de escolher receber e-mails apenas com esse tipo de produto, no qual está realmente interessado, melhor será o resultado: mais leads qualificados, mais compras efetivadas, etc. A pessoa pode escolher também a opção de receber todos os produtos disponíveis, claro. Por favor, crie um título objetivo para o e-mail, sem fazer surpresas ou fazer o cliente tomar susto, porque pode ser confundido com Spam.


Hoje em dia todo mundo tem interesse em obter um cupom de desconto. Esse também é um chamariz para os futuros clientes. WhatsApp é um canal interessante para o envio de cupons e promoções. Há algumas empresas que fazem o serviço de envio de mensagens em massa no aplicativo, porém o melhor a se fazer é personalizar o mailing com os telefones cadastrados no e-commerce e usar o próprio WhatsApp para criar uma lista de transmissão, como é no site: https://faq.whatsapp.com/iphone/chats/how-to-use-broadcast-lists/?lang=pt_br


Vale a leitura: 


https://endeavor.org.br/whatsapp-marketing/


http://marketingdeconteudo.com/estatisticas-de-email-marketing/


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