O Pinterest

O Pinterest é uma mídia social que começou a fazer sucesso em 2011 e funciona como se fosse um grande mural de imagens (que pode ter vídeos e infográficos também). Se pode fazer login pelo Facebook ou pelo Twitter.



Pessoas utilizam o Pinterest para mostrar seus interesses criando painéis (como se fossem os murais) específicos para algum assunto. Já as marcas de moda começaram a explorar esta rede para divulgar suas roupas e acessórios. Uma empresa que usa muito bem o Pinterest e sempre serve de exemplo de case nessa mídia social é a Farm. A cada nova coleção, a Farm cria um novo painel e não necessariamente vende seus produtos, mas sim um conceito, um estilo de vida de acordo com sua missão e valor.

Para quem quer usar o Pinterest como uma ferramenta colaborativa é possível criar um painel onde qualquer pessoa pode publicar fotos nele, de acordo com o tema sugerido. Ideal para empresas que tem como característica o trabalho coletivo, voluntário, ou fez algum projeto com a ajuda de muitas pessoas.

Para uma foto estar nesse site o requisito necessário é que esteja com excelente qualidade, assim como os infográficos.

Pode-se adicionar imagens direto de outro site, o que facilita a vida de empresas que tem e-commerce, pois se a pessoa quiser comprar o produto mostrado na imagem é só clicar no link que aparecerá acima da imagem que vai levar para a página do produto no e-commerce da empresa. Essa ação é possível ser feita na hora de adicionar um pin, escolhendo a opção "Adicionar um pin de... Web" e colando o link da página do produto em questão.


No Pinterest você pode:
Pinar - publicar ou compartilhar uma foto
Criar um painel - como se fossem álbuns de fotos com temas que você determina
Criar um painel privado - é um painel em que só você e uma outra pessoa que convidar podem visualizar o conteúdo
Curtir - assim como no Facebook
Seguir um perfil - assim como no Twitter, e poder ver todos os pins de todos os painéis da outra pessoa / ou você pode escolher seguir apenas um painel do perfil
Enviar mensagens - um bate-papo entre você e os perfis que segue, onde você pode arrastar um pin para enviá-lo. Se alguém enviar um spam por esse meio de comunicação é possível denunciar o conteúdo enviado.

Espero ter inspirado a vontade de conhecer essa mídia social incrível e que ainda é pouco explorada pelos brasileiros.


Comentários