Como montar um escritório em casa

Depois de 2 meses trabalhando em casa, por conta da pandemia em 2020decidi montar meu escritório. Acabei adiando a ideia, porque imaginei - esperançosa - que o período de distanciamento social não duraria tanto tempo. Nesse período trabalhei na mesa da sala, que não é o lugar mais adequado. Esse espaço que montei não será apenas para trabalhar durante a pandemia e sim sempre que eu quiser estudar ou poder usar meu notebook sempre que precisar.


Pesquisei na internet por uma mesa que coubesse em um dos cômodos da minha casa, mas a melhor opção foi ver algumas mesas pessoalmente em loja física (só saí na rua por causa da minha necessidade e sempre usando máscara). Munida das medidas olhei as mesas para escritório e acabei encontrando uma que me agradou, tanto no modelo quanto nas medidas (102x50). Aliás, recomendo a profundidade de 50cm, porque cabe o notebook (com o suporte), o teclado e o mouse, e ainda sobra espaço. Logo depois fui ver algumas cadeiras para escritório e encontrei uma que me pareceu confortável (Flexform).



Aproveito para listar alguns itens essenciais para montar um escritório em casa para fazer seu home office:

💻Suporte para notebook: o importante é dar elevação para o notebook, se mesmo com o suporte a tela não ficar na altura dos seus olhos a opção é colocar uma caixa de sapato ou livros embaixo para chegar na altura correta.

🖥️Monitor: se for possível, ter um monitor é a melhor opção, porque a tela do notebook é pequena e o monitor te dá uma melhor visão do que você está fazendo.

⌨️🖱️Teclado e mouse avulso: você não vai usar o teclado e o mouse do notebook tendo o suporte e esse itens avulsos serão a melhor opção. Prefira os sem fio (para isso você vai precisar de pilhas recarregáveis).

✍️Porta-caneta: para guardar canetas, lápis e papéis (ou notas adesivas) quando precisar anotar algo importante.

🎧Fones de ouvido: de preferência um fone com microfone para fazer suas reuniões.

💧Garrafa de água: para lembrar de beber água sempre!

😷Álcool gel e máscara: tenha um espaço para eles, você sempre vai precisar.


Itens opcionais, mas que, para mim, são importantes:


📅Calendário de mesa: para lembrar em que dia e mês você está, pois já estamos perdendo a noção do tempo. E também anotar datas importantes para não esquecer.

💧Umidificador: para deixar o ar melhor, ainda mais nesse outono seco que estamos vivendo.

💐Decoração: tenho um bonequinho Funko, um buquê artifical e um aromatizador na minha mesa. Acredito que dar um toque especial com o seu gosto te faz ficar com mais vontade de trabalhar ou estudar naquele cantinho que você montou. :)


A necessidade de ter um escritório em casa, mesmo que improvisado, é uma necessidade a cada ano que passa. O importante agora é ter disciplina para poder se adaptar a essa nova realidade.


Acesse meu LinkedIn para conhecer melhor minha trajetória profissional.