A importância do manual de conduta nas mídias sociais nas empresas



Funcionários fora da empresa são pessoas comuns e divulgam o que quiser em suas mídias sociais, mas quando identificam que trabalham na empresa X estão associando sua imagem a da companhia e o que ele publicar pode ser contra as normas e implicar ações drásticas.


Atualmente a questão do respeito à orientação sexual está sendo difundida nas empresas de forma contundente, porém alguns funcionários não concordam com esse tipo de posicionamento e mostram-se intolerantes em relação a esse tema em suas mídias sociais mesmo que em sua rede ele se identifique como funcionário de uma companhia que prega o respeito a todos os indivíduos, independente de seu sexo. 


O exemplo mais recente que melhor ilustra essa situação é o do funcionário da Votorantim que foi demitido após expressar sua opinião contra lideranças LGBTQI+ nas empresas, na página do Nubank. Usuários indignados com o comentário do rapaz denunciaram o comentário para a Votorantim que imediatamente declarou ser contra toda e qualquer forma de preconceito ou discriminação e condena qualquer postura não condizente com seu Código de Conduta. 


No Código de Conduta da Votorantim Cimentos há apenas um trecho no qual se refere à conduta dos funcionários da companhia nas mídias sociais, mas é muito claro e sucinto que não é permitido comprometer a imagem e reputação na web. Por esse motivo é importante a criação do Manual de Condutas nas Mídias Sociais nas empresas. 

Um bom exemplo de manual de conduta nas mídias sociais é o da Aurora Alimentos, que explica de forma simples e direta o que seus colaboradores podem ou não fazer nas mídias sociais e o que implica o descumprimento das normas.


O ideal seria que os funcionários identificassem a empresa onde trabalham apenas no LinkedIn, por ser uma mídia social do meio corporativo, e conheçam as normas da empresa de como agir nas mídias sociais a partir do momento em que associa seu nome à ela para que não haja problemas. Também seria conveniente que não houvessem posts ofensivos aos colegas de trabalho em toda e qualquer mídia social.


A sua empresa tem um manual de conduta nas mídias sociais? Você já leu e está ciente de tudo o que pode ou não pode fazer enquanto representante da sua empresa na web?



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