Como fazer conteúdo para Twitter



O conteúdo ideal para o Twitter depende de fatores que valorizam as características desta mídia social

Alguns dizem que o Twitter está perdendo espaço, mas uma coisa é fato: ainda há muitas pessoas que amam essa mídia social e participam ativamente dela!

Para se fazer conteúdo no Twitter, principalmente para empresas, é necessário lembrar de uma característica muito própria dele: o real time. Quanto mais atual e imediatista for o seu conteúdo, mais atrairá a atenção. E claro, não se deve esquecer de ter como base o segmento da marca, seu posicionamento, e o perfil do seu público.

Com minha experiência em conteúdo no Twitter e minha assumida paixão por ele, deixo aqui algumas dicas essenciais para ativar a criatividade dos redatores e analistas de mídias sociais:


Trending Topics - De acordo com a sua região (país, estado ou cidade) é possível criar conteúdos, até mesmo genéricos, de acordo com os assuntos destacados no Trending Topics - um recurso peculiar do Twitter que mostra os assuntos mais comentados no momento. É importante sempre ter bom senso e notar quando um desses assuntos cabem no contexto do segmento do seu cliente.


Hashtags - Crie uma hashtag para sua marca ou use-a no meio de um texto. A busca no Twitter é feita de hashtags, elas ajudam a procurar algo sobre determinado assunto.
Exemplo de uso no meio do tweet: Quer saber a tendência para a #moda de praia 2015?
*Moda, assim como beleza ou até vagas de emprego, são alguns dos assuntos mais buscados nessa rede.


Serviço / Colaborativo - Tweets que mostram ser "úteis", que informam, prestam serviço e que incentivam a participação dos internautas sempre vão gerar engajamento. Exemplo disso é o conteúdo criado para o perfil @UsuariosMetroSP. Ele presta serviço, informando como está a condição das linhas do Metrô de São Paulo, e também retuita o que os usuários desse meio de transporte estão comentando. Algo interessante de se observar nesse caso é o bom relacionamento mantido com o perfil oficial do Metrô: ajudando a trocar informações e a resolver problemas reais passados pelas pessoas.


Link encurtado - Para economizar caracteres é preciso usar um encurtador de sua preferência, ou até criar um para seu cliente. Eu recomendo o bit.ly


Não usar os 140 caracteres - sim, eu sei que às vezes é difícil, mas vai que a pessoa resolve retweetar e comentar em cima desse retweet? Porque tem vezes que a pessoa tweeta algo sem relacionar ao conteúdo correspondente e o comentário fica perdido.
É claro que não serve para todos os casos, até porque, dependendo do assunto, fica impossível criar algo mais enxuto e sucinto. Mas vale também para aprendermos a reescrever até que fique atraente.


Dicas extras:
* Publicar em diferentes horários, no máximo 3 a 4 tweets por dia, e analisar em quais horas há mais interação dos seguidores, pois assim você saberá em qual período o seu conteúdo será mais visto.
* Para verificar o status de cada tweet, ou o levantamento do mês, o Twitter, assim como o Facebook, tem uma ferramenta própria de Analtics: analytics.twitter.com


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