Marketing de Oportunidade


O marketing de oportunidade é usar de algo em evidência e aplicar em seu plano de estratégia para uma campanha.

Alguns exemplos práticos e muito atuais:

O banco Itau usou um vídeo que fez sucesso na internet para seu comercial na tv. Seria improvável usar o vídeo de um bebê rindo ao ver um papel ser rasgado para uma campanha contra o extrato de papel.

Outro caso falado este ano e que deu muito pano pra manga foi o da "Luiza no Canadá" que, além de várias menções de empresas nas redes sociais, o Magazine Luiza se aproveitou da situação para criar uma loja para a própria Luiza. Há pessoas que acham isso um trocadilho um pouco exagerado, mas foi uma oportunidade para o marketing da marca.

A Estrela, fabricante de brinquedos, viu em sua comunidade no Orkut a manifestação dos usuários que pediam a volta do Ferrorama, um trenzinho muito famoso dos anos 80. O brinquedo voltou a ser fabricado, e a ação feita foi um sucesso. Se quiser dar uma conferida, veja este hotsite: www.voltaferrorama.com.br.

Vou contar um caso que aconteceu comigo, algo simples, mas serve como exemplo.
Eu administro o blog Viva Bairro Jardim (www.vivabairrojardim.com.br) e do twitter @Bairro_Jardim. Nesta mídia social descobri que as pessoas de Santo André comentavam muito do trânsito e o post mais visto era o de vagas de emprego na cidade. A partir daí fiz uma pergunta aberta aos seguidores do twitter: "Que tal se déssemos informações de empregos e do trânsito da cidade?". Todos responderam positivamente.

Eu monitorei as menções no perfil que gerencio e agarrei a oportunidade de levar a melhor informação para os usuários, de acordo com o que eles mesmos pediam, comentavam.

Oportunidade é o momento, e é necessário sempre saber o que está acontecendo, o que está viralizando, para saber quando agir em tempo e não ser deixado para trás.

Comentários

  1. Bem observado, de fato aproveitar as oportunidades vai além de fazer o que esta sendo viralizado no momento, é observar a necessidade ou se aproveitar de uma deixa para fazer a coisa certa, no lugar certo e na hora certa. Como se nosso trabalho no mundo virtual fosse uma loja de 1,99, se você não vender determinado produto, seu concorrente vende e você, bem você... hehe

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse, Tiago!
    Parabéns pelo seu blog. Gostei muito de seus artigos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente sobre o assunto...