O que, e como, escrever nas redes sociais?





Você acha que trabalhar com redes sociais é fácil? Bala na agulha? Mão na roda? Então ainda há muito que aprender... Aliás, trabalhar nesta área é um aprendizado constante.

Muitas vezes nos deparamos com uma montanha de mensagens e menções na página que administramos ou as que são referentes à palavra-chave que monitoramos. O que fazer para responder a todos de modo eficiente e sem fails?

É necessário responder a TODOS e da maneira correta. A interpretação da mensagem é algo importantíssimo, sem esquecer o bom senso. Elogiar, dar retweets, compartilhar e curtir mensagens no Facebook são alguns dos "truques" mais fáceis.

Para dar um bom exemplo vou citar o caso do banco Bradesco chamou bastante atenção em 2011. Um cliente fez um pedido de um novo cartão e escreveu uma mensagem em forma de poema na página do Facebook da empresa:

"Banco Bradesco querido
Quisto por mim e os meus
Tens sua morada paulista
Bem na Cidade de Deus

Veja que bela homenagem
O próprio Deus concedeu
Para a sua cidade
O vosso Banco escolheu

Eu até que me poria
Em alta colina à bradar
Peito banhado em verdade
Bradesco em primeiro lugar

Mas venhor por outro motivo
O que findou meu sorrir
Para for fim ao martírio
Um favor vou lhes pedir

Plena falta de cuidade
Digna de um jabuti
Fazendo compras no mercado
O meu cartão eu perdi

Antes que eu passe fome
Faço a solicitação
Ao meu Banco preferido
PRECISO DE OUTRO CARTÃO!"

O responsável pelas redes sociais respondeu no mesmo nível:

"Mauro querido cliente
Pra você ter outro cartão
à sua agência deve ir pessoalmente

Mas não será por motivos fúteis
Você irá cadastrar uma nova senha
E seu cartão chegará em até 7 dias úteis

Agradecemos a sua compreensão
E sempre que precisar
Pode contar com a nossa colaboração"

Uma forma criativa e oportuna de resolver um problema!

Concluindo: é preciso analisar como responder cada menção e qual linguagem usar de acordo com o público (por idade, classe social etc). Ser criativo é permitido, mas com coerência, responsabilidade e a educação que todos merecem.


Comentários

  1. Olá, Renata! Vc conhece algm curso online para formação de analista de redes sociais?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaeny.

    Exite este curso do Gestor de Marketing: http://www.gestordemarketing.com/page/gestao-de-marketing-digital

    Também tem no Comunique-se: http://educacao.comunique-se.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13

    Espero que ajude.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente sobre o assunto...